sábado, 22 de setembro de 2007

TRISTE CONSTATAÇÃO

CARMEN FONTOURA

Estamos enraizados num mundo consumista em que se compra e se vende tudo. Até a mãe. A sua. A minha, nem empresto.
Dona Maria entrou na loja soltando o verbo:
- Isso é um caso de polícia! Fui enganada! Levei gato por lebre!!!
Esbravejando, ameaçando procurar o PROCON, dona Maria exigia que a troca da mercadoria fosse feita imediatamente ou que seu dinheiro fosse devolvido, em dobro.
O rapaz que fez a venda era ainda inexperiente. Começara a trabalhar na loja há poucos dias e ainda não dominava a arte de arrumar justificativa para o que não tem, mas dava os primeiros passos.
- Mas a senhora levou exatamente o que pediu. Um produto bonito, portátil, fácil de usar, na especificação desejada e com manual. Em português. Por que a senhora está reclamando? O produto apresentou algum defeito de fabricação? Veio faltando alguma peça? A senhora usou seguindo as normas do manual? Carregou a bateria?
E fez um interrogatório sem fim. Emendava uma pergunta na outra, sem deixar a nervosa senhora responder.
Dona Maria ouvia as perguntas e mentalmente ia conferindo: é bonito, portátil, fácil de usar, com manual, manual em português, carreguei a bateria no tempo indicado, segui todas as instruções, os periféricos desejados acompanham o produto...
- Pera aí! – gritou dona Maria. Veio faltando um periférico importantíssimo.
- O quê? – perguntou o jovem vendedor.
- Ele não diz que me ama.
- Ah, Dona Maria! A senhora me pediu um produto que a acompanhasse a qualquer lugar. Que fosse fácil de usar. Que “funcionasse”. Não “funciona”? Que soubesse declamar poesias. Programei de Bocage a Vinicius. Que tivesse dinheiro. Que fosse fiel. E ainda quer que ele diga “te amo”. Aí, tá querendo demais. Um marido com sentimento não existe.
E dona Maria saiu da loja calma, mas triste. Triste porque vive num mundo consumista, que acha que pode comprar tudo e tudo está à venda. Mais triste ainda porque constatou que nunca poderá ter um marido como o meu.
Mooooô, volta logo pra casa!

Nenhum comentário: