sábado, 22 de setembro de 2007

Calombo ou Colombo?

CARMEN FONTOURA
Estava eu refestelada sobre o meu sofá lendo um bom livro de crônicas, quando meu filho, curioso como ele só, me perguntou:
- Manhê, quem descobriu a América?
- Cristóvão Colombo. Já esqueceu? Estudamos isso na semana passada...
- Claro que lembro. Mas por que a América se chama América e não Colomba?
Criança tem cada uma. Nunca tinha parado para pensar nisso. Não sabia o que responder, afinal há tantos anos estudei sobre o assunto... Nem mesmo nos quinhentos anos da descoberta da América, que já faz um tempão, isso me chamou atenção. Agora vem um molequinho curioso me perturbar.
- Filho, a mamãe não se lembra mais. Mas vou pesquisar sobre o assunto e depois a gente conversa. Tudo bem?
Meu filho aceitou, também não tinha outra saída. Ele me conhece bem, sabe que realmente vou pesquisar e que vamos conversar sobre o assunto depois. E assim foi. Meu livro de crônicas tirou férias. Entrei na internet, google, páginas e mais páginas. Dizem que é tudo muito fácil com a internet. É só entrar num site de busca e pronto, a resposta surge como um passe de mágica. Não é bem assim. Surgem muitas abobrinhas e alguma coisa boa. Temos que saber peneirar.
Depois que pesquisei, veio o trabalho maior: como passar o resultado da pesquisa para uma criaturinha de nove anos? Tive que falar de Cristóvão Colombo, de Américo Vespúcio e de Martin Waldseemüller. Não conhece? Filho também educa. Eu não conhecia, mas, com a minha pesquisa, descobri que ele foi responsável pelo desenho do mapa-múndi, em 1507, com o Novo Mundo e com o nome América.
- Filho, o alemão Martin Waldseemüller era um cartógrafo, um cara que desenha mapas. Ele se baseou nas cartas das viagens do Almirante Américo Vespúcio para fazer o novo mapa. Quanto mais ele estudava, mais ele admirava o Vespúcio, por isso resolveu dar o nome dele ao novo continente. O pobre do Colombo morreu achando que tinha chegado às Índias. Vespúcio ficou com toda a fama.
- Já entendi, manhê! O Colombo ficou tão ligado nas índias peladas que se esqueceu de registrar os direitos autorais. O Américo Vespúcio era mais esperto, tinha amigos influentes e soube fazer o marketing. Deve até ter dado alguma propina para o alemão colocar o nome dele no continente. E o Colombo ficou vendo navios.

Nenhum comentário: