sábado, 22 de setembro de 2007

SENTIMENTO REAL OU VIRTUAL?

CARMEN FONTOURA

E-mail. I pod. I phone. Orkut. Chat. Terabytes. Second Life.Vivemos um momento de transformação radical. A era da informação e da tecnologia chegou arrebentando quarteirões. Essa transformação que estamos acompanhando, ou pelo menos tentando acompanhar, atinge toda a civilização. É impossível viver sem a tal da tecnologia. No princípio, estava restrita a poucos. Hoje, até mesmo as pessoas comuns, sem querer desmerecer ninguém, estão envolvidas nessa transformação, que passa por todos os níveis da nossa vida – casa, trabalho, lazer, estudo e... relacionamentos...
Alguma coisa melhorou para os mortais comuns: o compartilhamento de tudo. Alguns discordam da “perspectiva colaborativa” que circula pela internet, principalmente quando ela arranca lucros de seus bolsos, como as gravadoras de discos. Entretanto podemos compartilhar muita coisa boa e facilitar a nossa vida.
Nos novos caminhos podemos experimentar outras realidades. O avatar, por exemplo. Calma, eu traduzo: em informatiquês, avatar é a representação gráfica de um personagem criado em realidade virtual. É uma projeção do seu criador, uma imagem sofisticada em três dimensões, com todos os poderes e habilidades desejadas, que vive num mundo virtual, também idealizado.
Por que todo esse bla-bla-blá informático, se quero falar de sentimentos?
Porque estamos virando máquinas. Máquinas sem tempo de pensar A pressa nos consome. Não temos tempo para mais nada. A vida tornou-se um videoclipe. O corre-corre diário faz com que os relacinamentos passem a ser virtuais. Com isso os sentimentos caminham para a mesma direção. É complicado conseguir uma sintonia entre o ritmo acelerado da vida e o do sentir. Daí surgem os avatares. Quando não conseguirmos mais distinguir o real do virtual, vamos precisar mais e mais da fantasia para sentir. Ou teremos lojas em que se vendam sentimentos? Você poderá ir lá a qualquer hora e comprar um pouco de paciência ou de carinho. Boa vontade. Amor. Tolerância. Felicidade.
Será essa loja um computador?

Um comentário:

Fabio Bastos disse...

Carmem
Um tema difícil que vc abordou com inteligência. Mostrou tb que está bem informada e atualizada. Parabéns.
Abs
Fabio