quarta-feira, 8 de julho de 2009

A tal da Reforma Ortográfica

Tá todo mundo correndo atrás de absorver rapidamente as novas regras ortográficas baixadas por decreto para a unificação da grafia, por consenso, em países de língua portuguesa. Mais essa agora pra gente assimilar rapidinho para manter um diferencial no conhecimento nesse mercado competitivo. Tenho cá pra mim que vamos aceitar fácil a ideia do infrassom, da autoestrada e do Para Pedro, Pedro para. Mas, o que fazer com os canalhas que não pagaram pelos cacetes simplesmente porque a bicha era muito grande e tinha muito puto? Você ficou zangado porque eu estou indecente hoje? O que é isso, amigo? De forma alguma. Eu estou é preocupada em saber como resolver o problema do Marialva que enfrascou-se e pediu punheta para 5! Você tem alguma sugestão? E isso fora o problema dos Almeidas e das hospedeiras que precisavam de uma pica específica. E agora? Tá achando que ou eu bebi ou perdi as estribeiras? O que é isso, amigo, você me conhece!

Estão todos muito preocupados com a reforma ortográfica, mas já pensaram que jamais seremos unificados nas expressões porque as línguas são distintas mesmo? Não à toa há livros escritos em “brasileiro” e “português”. E esses regionalismos são preciosos e não podem perder-se. Se aqui mesmo, num país continental como o nosso, cada região tem suas características, o que dizer de dois países distintos separados por um marzão? Com culturas e hábitos tão diferentes? Preservamos nossa macaxeira e aipim, nosso sinal e farol, mexerica e tangerina entre tantos.

Agora... o que fazer com as crianças que não pagaram pelos pãezinhos simplesmente porque a fila era muito grande e tinha muito adolescente? Já sabe o que fazer para ajudar o mulherengo resolver o problema de ter se embebedado e pedido bacalhau desfiado para 5? E o que podemos fazer para os garis e comissárias de bordo que precisavam de uma injeção específica ?

Ler. Ler muito. E na leitura, nos enriquecer com tantas expressões curiosas lá da terrinha, muitas vezes engraçadas e embaraçosas que me fazem pensar... problema de reforma ortográfica? Não procure na Coreia, na boia ou na boleia. A acção passou a ser ação, mas a ado(p)ção de ótimos autores portugueses será ó(p)timo para conhecermos mais que um simples voo pode oferecer.

E você ainda está preocupado com hífens e tremas?

Rachel Bassan

5 comentários:

Fabio Bastos disse...

Rachel Regina

Grande retorno, com estilo!
Nota 10 em criatividade e com um humor requintado.
Continue escrevendo e prestigiando o blog.

Bjs
Fabio

Rachel Bassan disse...

Fabio,
Isto sim é um senhor incentivo. Obrigada pelas palavras de incentivo!
Sei que você é autentico, quando não gosta... detona sem perder a ternura.
Vamos ver se agora o fusquinha pega no tranco...rs...
Beijos!
Rachel Regina ( o pior sou eu incorporando o personagem...rs...)

Therezinha Mello disse...

Ótima, Raquel! Bem humorada, acima de tudo. Feliz retorno!

Com carinho,

The

Maria Teresa disse...

Minha querida,
que bom o seu retorno!
Crônica no melhor estilo Bassan!
Por favor, não pare!
Grnde beijo,
Maria Teresa

Paulo Borchert disse...

Oi Rachel,
Saudades de suas crônicas e de você.
òtima crônica, com um humor sarcástico, mas leve.e muito divertida.
Volte sempre ao blog.

Beijos
Paulo