quinta-feira, 10 de abril de 2008

Olha a federal aí, gente!

Fernando Goldman
Reunião no Rio é sempre uma boa. Ainda mais para Marcelo, carioca convicto, há muitos anos morando em São Paulo.
No início, todo fim de semana vinha ao Rio. Curtia a praia, o visual do mar cercado de montanhas, os velhos amigos, choppinho no bar, paquera e o jeito de ser dos cariocas.
Logo, começou a ter amigos por lá também e, afinal de contas, nem todo fim de semana é de sol. Vai daí, começou a vir ao Rio só duas vezes por mês, depois só uma vez e quando viu, era um turista.
Tem coisa melhor do que ser turista no Rio? Resolveu agir como um deles. Reunião marcada, chegou no dia anterior para não correr riscos com engarrafamentos. Nada de subúrbio, onde morara. Nem as praias da zona sul, Copacabana, Ipanema e Leblon onde tradicionalmente se hospedam os homens de negócios. Hospedou-se, com vista total do mar, na Barra da Tijuca. Hotéis novos e uma fauna muito interessante de gente freqüentando a praia e os bares. Perto do novo escritório do cliente, onde seria a reunião. Nada de engarrafamentos e de quebra, aquele clima meio Miami em plena “pororoca cultural”.
Chegou tarde da noite, mas no dia seguinte cedinho, já estava na praia, na areia, assistindo o lindo espetáculo proporcionado pelo raiar do sol se espalhando no mar. Poder olhar para trás e ainda ver a Pedra da Gávea, sem que um paredão de prédios a escondesse, tornavam aquele momento especial para ele. Certamente mais do que para quem desfruta de toda essa vista diariamente.
Apesar de todo o seu crescimento, quando comparada com as praias mais tradicionais do Rio, a Barra ainda é mais natural e fica relativamente vazia àquela hora. Quase não havia gente na praia, principalmente na areia.
Marcelo sentou-se próximo à linha imaginária delimitada pelo alcance da água e ficou curtindo os primeiros raios de sol na areia gelada.
Olhando as ondas e o horizonte, aproveitando aquele momento prazeroso, imaginando se tomaria coragem de entrar no mar. Eis que de repente, olhou para o lado e viu um homem caminhando na sua direção. Tinha mais ou menos a sua idade, usava sunga e carregava embaixo do braço um computador.
Um objeto completamente inesperado! Não uma prancha de surf, como seria natural supor. Nem uma bola e nem mesmo uma caixa de isopor com cervejas ou picolés. O homem se aproximava trazendo debaixo do braço, nada mais, nada menos do que aquilo.
Não, não era um notebook, mas sim um gabinete de computador de mesa, ou seja lá como aquilo se chama. Uma caixa retangular, grande, branca, com aspecto de nova e que tornava o movimento daquele homem, na areia molhada, totalmente desengonçado.
Não havia como Marcelo não olhar. Seis da matina e aquele sujeito andando na areia com um computador e... Espera aí!
- Aquele sujeito não é o Vicente? Perguntou Marcelo para si próprio.
Há muitos anos que ele não via o Vicente, mas o jeito era inconfundível. De vez em quando, durante a adolescência, jogavam bola juntos na rua, lá no subúrbio onde moravam. O “de vez em quando” era porque Marcelo tinha poucas oportunidades, envolvido que andava com os estudos. Já o Vicente passava o dia todo na rua. Depois seus caminhos se separaram. O Vicente, de origem mais humilde, nunca foi mesmo muito chegado aos estudos e trilhou outros caminhos na vida. A última vez que Marcelo soube dele, estava trabalhando como frentista em um posto de gasolina.
As peças que a vida nos prega! Tanto lugar para encontrar o Vicente e ele ali de sunga com um computador debaixo do braço.
Quando Marcelo pensava em se levantar para ir falar com Vicente, viu-o fazer um gesto largo, semelhante ao de um arremessador de discos no atletismo, e lançar seu computador por sobre uma onda que chegava.
- Vicente! Gritou Marcelo.
Para sua surpresa, viu Vicente começar a correr dele.
Vicente correu alguns metros, pálido, quando pareceu ter reconhecido Marcelo.
- E aí? Fala Marcelão! Disse caminhando na direção de Marcelo.
- E aí Vicente? Treinando arremesso de computador a essa hora?
Apertaram as mãos e se abraçaram no cumprimento típico da turma da pelada.
- Que susto você me deu! Quando ouvi meu nome, achei que... Deixa pra lá. Você sumiu. Nunca mais te vi.
- É. Estou morando em São Paulo. E você? Ainda trabalha em posto de gasolina?
- Sim! Sou sócio de uma rede de postos de gasolina, lá no subúrbio.
- Huuum! E mora por aqui ou chegou cedo para treinar arremesso de computador?
- Moro logo alí, em um apartamento com vista total para o mar.
- Legal ! Sinal de que o trabalho te recompensou. Fico realmente feliz por você. Mas..., não repara a insistência. Que história é essa de jogar computador no mar?
- Hã rapaz! Você viu ontem na TV, o último jornal da noite? Nem consegui dormir por causa daquilo.
­- Não! Não vi não. Cheguei muito tarde e fui direto dormir.
- Pois é. A Federal invadiu a casa de um graúdo, aqui perto, e levaram o computador dele.
- Graúdo é? De posto de gasolina?
- Não, diretor de uma estatal, sei lá.
- Bom, e aí? O que tem uma coisa a ver com a outra?
- Sei lá malandro. Eu nunca precisei de computador. Nem sei usar direito esse troço. Todo mundo me enchendo o saco que eu não tinha computador. Comprei esse faz uma semana. Um garoto instalou lá em casa e não parei mais de receber mensagens. Agora, te digo uma coisa: A Federal pode até me pegar, mas não vão levar meu computador.
Marcelo, meio boquiaberto, só conseguiu balbuciar:
- É. Talvez faça algum sentido.
Achou melhor não perguntar mais nada e dizer que estava atrasado para se arrumar para a reunião. Vai que a Federal chega ali naquela hora?

2 comentários:

Fabio Bastos disse...

Fernando

Essa é mais uma das antigas. Me lembro que na época dei uma boa risada com o final surpreendente.

Fabio

Maria Teresa disse...

Fernando,maravilhando,com uma
ótima, divertida e atualíssima (!)
crônica.
Abração,
Mª Teresa