quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Empório de Sentimentos

Sergio Quintella

[Uma mulher passa apressada no centro da cidade,quando de repente é atraída pelos gritos de um vendedor em frente a uma loja]:

- Olha aí pessoal!!!!!!!. Quem precisa trocar,vender ou comprar sentimentos!!!- gritava um rapaz na frente da loja, e foi tomada de uma surpresa indescritível.
- O que é isso? !!!!!!- disse ela para si, e...não agüentou, chegou junto do rapaz e perguntou .
Ele foi logo dizendo: - É só entrar!.
[Ela, meio ressabiada, é verdade, foi entrando e logo veio um vendedor de aparência tranqüila e olhar sereno.]
- Em que posso servi-la? - indagou;
- Não... eu estou de passagem, e com certa pressa, e só queria saber como é que esse negócio funciona, enfim, que negócio é esse?...
- Ah!!!, já sei, disse o vendedor, a senhora nunca viu esse tipo de negócio não é?
-É isso mesmo, por favor, eu só quero ter uma idéia “por alto”, vamos assim dizer..
-Bem, disse o vendedor, como a senhora está vendo, a loja está cheia de estantes com prateleiras , e o conjunto está dividido em colunas, onde cada coluna tem um título. Nesse lado temos, amor, ternura, carinho, fraternidade, compreensão, tolerância, solidariedade, renúncia, alegria, e esperança ; mais para lá, acho que ainda dá para ver, temos sacrifício, boa vontade, e mais para frente, deste outro lado, temos ódio, rancor , vingança, inveja, desdém, intolerância, agressividade, má-fé , esperteza...
[A senhora interrompe ]
- Mas esperteza não é sentimento meu senhor, é atitude.
No que o vendedor retruca :
- Por trás da atitude está outro produto nosso, a ganância, ou aquele outro já dito, a má-fé -e continua - Como a senhora vê, aqui comercializamos sentimentos e o negócio funciona assim: Digamos que uma pessoa tenha uma determinada carência. Digamos também que ela vá se deparar com alguma situação que requeira o emprego do sentimento que ela carece. Isso vai fazer com ela vá ao encontro de uma situação que poderá ser muito desconfortável ou até mesmo bem prejudicial, ou quem sabe, irremediável. Nesse caso, essa pessoa vem aqui e procura transacionar a carência em causa, ou seja, aquela da qual depende para enfrentar a situação.
- O senhor agora empregou um verbo que não havia mencionado. O senhor havia dito comercializar, e não falou em transacionar...
- É que aqui, como dito, trocamos, vendemos ou compramos sentimentos, o que, efetivamente, são transações, porém o que posso aduzir agora, já que a senhora quer mais detalhes, é que também alugamos, arrendamos, consignamos, e dependendo de cada caso, credenciamos a pessoa para transacionar com nossos produtos mediante Representação.
- Ah!! Que fantástico!! - disse a mulher admirada - Um momento, por favor, que eu vou desmarcar um compromisso para dispor de mais tempo para que o senhor me explique mais um pouquinho sobre esse negócio;
- Pois não senhora, esteja à vontade, disse o vendedor,constatando que tal tipo de comércio era realmente muito novo na praça;
-Senhor, diz a mulher, gostaria de saber a questão dos preços. Como é que é?...
- Bem, essa questão varia bastante. Como são várias as modalidades de comercialização ou transação, vários também são os preços. Vejamos então uns poucos exemplos, ah!, a senhora me desculpe, mas já estão esperando por mim ali do lado.
- Vamos fazer o seguinte nesse caso, disse a mulher : O senhor atende à pessoa e eu me aproximo para assistir à transação !;
- Está bem senhora, então aproxime -se quando eu me dirigir ao freguês.
O vendedor vai até ao freguês e se coloca à disposição]
- Bom dia!, tenho daqui a uma hora uma reunião muito importante onde vou decidir o destino de um imóvel e preciso de raiva e agressividade para enfrentar o empresário que quer comprá-lo a preço de banana para incorporar um edifício no local.
- Pois não senhor , que espécie de transação prefere: comprar ou alugar?
-Alugar, diz o interessado, pois tais sentimentos não me interessam,
- Bem , senhor, a raiva está a R$ 5,00 /hora e a agressividade, R$ 2,00
[O freguês aceita o preço e o vendedor apanha dois frascos na prateleira,entrega ao freguês, que se dirige ao caixa da loja e paga. Após, vai para uma cabine onde a mulher percebe que o mesmo inalou o produto e sai dali bufando pelas ventas]
-Nossa Senhora!!,- diz a mulher atônita, nunca vi isso na minha vida! - Por que é tão barato?
- Porque esses produtos praticamente são oferecidos por centenas ou mesmo um milhar de pessoas diariamente aqui na loja. Na verdade, quase todo mundo tem e só um ou outro não os dispõe em quantidade suficiente...
-E quanto custa o amor meu senhor? - Indaga a mulher com visível ansiedade;
- Ah! Senhora, se for para alugar, no momento está custando R$ 300.000,00/hora pois sua cotação varia muito durante o correr do dia, aumentando bastante no que vai entardecendo mas se for para comprar, aí a senhora me desculpe, mas o amor nós não vendemos, só alugamos.
É muito difícil vir alguém aqui vender esse produto.

7 comentários:

Fabio Bastos disse...

Sergio
Uma boa crônica de um tema difícil. O final é cheio de sabedoria.
Uma dica: vc deve separar no texto com travessão ou aspas o que é fala e do que é narrativa. Fica mais fácil para o leitor
Parabéns
Fabio

Beatriz disse...

Idéia genial!!

Beatriz disse...

ei! Por que o meu nome está aparecendo assim? Acho que fiz algo errado. Bem, aqui é Bia, a Botafogo.

Maria Teresa disse...

Parabens, Sergio!
A crônica está ótima e com muita sensibilidade.
Que bom você ter enriquecido o nosso blog.

Maria Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.